A medicina do trabalho ou medicina ocupacional é a especialidade médica que tem por objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida do trabalhador na sua relação com o ambiente de trabalho e suas atividades. O médico por meio de exames clínicos ocupacionais e complementares, caso necessários, monitora e cuida da saúde dos colaborados contra possíveis doenças ocupacionais relacionadas a função e ao ambiente em que trabalha.
Muitas vezes vista como um custo para empresa, por ser obrigada por lei, a medicina do trabalho na verdade uma forma de reduzir despesas e aumentar a produtividade. O empresário/empresa que visualiza o ProLife como parceiro, garante a qualidade da saúde de seus trabalhadores, diminuindo o número de ausências/atestados e o risco de problemas judiciais trabalhistas. Então, como anda a saúde e documentação de seus colaboradores?
ADMISSIONAL, PERIÓDICO, RETORNO AO TRABALHO, MUDANÇA DE FUNÇÃO E DEMISSIONAL
O exame de atestado de saúde ocupacional, também conhecido como ASO, é um procedimento médico realizado para avaliar a aptidão de um indivíduo para desempenhar determinadas atividades no ambiente de trabalho. É um exame importante para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, identificando possíveis riscos ocupacionais e orientando medidas de prevenção adequadas. Esse exame contribui para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, promovendo um ambiente de trabalho seguro e saudável.
São todos os exames essenciais para a prevenção da saúde ocupacional, capazes de auxiliar os médicos em diagnósticos e avaliações, para detectar possíveis doenças que possam ser ou não, ocasionadas pelo trabalho. Os exames devem solicitados conforme os riscos e as atividades presentes de cada função. Entre os exames mais comuns, estão: Acuidade Visual, Audiometria, Eletrocardiograma, Eletroencefalograma, Espirometria, Exames de Imagem e Exames Laboratoriais.
Determinadas empresas tem exigência de possuir um médico coordenador, pensando nisso, o ProLife criou o serviço de coordenação. O serviço de coordenação do setor de medicina do trabalho, diz respeito ao monitoramento da execução do Programa de Controle Médico Ocupacional – PCMSO de forma correta. Entre algumas ações que podem compor este serviços, estão: Convocação para exames, Controle de vencimento dos exames, Realização dos exames, Elaboração do PCMSO, Assinatura como médico coordenador Visitas regulares as empresas, Auxílio jurídico.
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO trata-se de um documento com o conjunto de medidas que devem ser adotadas com o objetivo prevenir, monitorar e diagnosticar precocemente, possíveis danos à saúde dos colaboradores decorrentes do trabalho. O PCMSO é obrigatório pela NR 07, sendo elaborado e assinado pelo médico do trabalho coordenador, levando em consideração questão individuais e coletivas do ambiente de trabalho.
O serviço de coordenação do setor de medicina do trabalho diz respeito ao monitoramento da execução do Programa de Controle Médico Ocupacional – PCMSO de forma correta.
Entre algumas ações, destaque-se o controle de vencimento dos exames, realização dos exames, elaboração do PCMSO, assinatura como médico coordenador, visitas regulares às empresas.
No Centro Médico ProLife, oferecemos serviços de Medicina Ocupacional e segmentos, garantindo a saúde e segurança dos trabalhadores e contribuindo para o sucesso das empresas da região.
A segurança do trabalho trata-se de um conjunto de práticas, normas e medidas que devem ser adotadas por empresas e empregadores com o objetivo de proporcionar proteção e segurança aos trabalhadores, evitando assim, possíveis acidentes e doenças ocupacionais.
Tais medidas devem ser adotadas com base em medições e laudos realizados nos ambientes de trabalho e registrados em documentos.
O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é a materialização do processo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (por meio de documentos físicos ou por sistema eletrônico), visando a melhoria contínua das condições da exposição dos trabalhadores por meio de ações multidisciplinares e sistematizadas.
O LTCAT é um documento que aponta que um trabalhador, em determinado período, esteve exposto a agentes nocivos com potencial de afetar a saúde ou a integridade física. Ele é uma imposição do INSS, informação que não pode ser esquecida. Em todas as empresas nas quais houver a suspeita de exposição a agentes nocivos, o LTCAT deverá ser providenciado. É com base nesse documento que o benefício será liberado ou negado. Isso significa que o LTCAT é um instrumento para ajudar o Instituto a julgar os pleitos de aposentadorias especiais.
Em breve entraremos em contato com você, caso prefira atendimento imediato através do WhatsApp clique no botão abaixo.